sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PROCESSADORES DA INTEL TERÃO REDUÇÃO DE DESEMPENHO!!!

PROCESSADORES DA INTEL TERÃO REDUÇÃO DE DESEMPENHO!!!


Você que tem um Computador ou Notebook que possua um processador da Intel, poderá ter uma redução de 5% a 30% no desempenho dele. Isso tudo graças a uma falha na segurança grave.

Isso vem ocorrendo na última década e atinge toda a linha de processadores I3, I5 e I7. Esta falha permite que um aplicativo comum acesse áreas protegidas da memória do kernel, potencialmente expondo informações sensíveis, como senhas.

Entendendo como isso acontece:

Os programas que rodam em seu sistema operacional têm diferentes permissões de acesso. O kernel tem permissões maiores, já que é o responsável por basicamente tudo; os aplicativos comuns, como um navegador, possuem acesso mais restrito. Essas restrições são controladas pelo kernel com a ajuda de recursos de hardware do processador, já que tudo fica mais rápido com aceleração por hardware. Por algum motivo ainda desconhecido, os processadores da Intel, não estão conseguindo aplicar as restrições corretamente. Por isso, um aplicativo qualquer pode acessar o kernel do sistema operacional e ler informações que não deveria. No pior cenário possível, um simples código em JavaScript rodando no seu navegador pode roubar dados confidenciais.

A correção para este problema é uma solução bem cara, pois  pretende separar completamente os processos de usuários e a memória do kernel, com uma técnica chamada Kernel page-table isolation (KPTI). Isso será feito por software.

A AMD, diz que o problema dos processadores da Intel, provavelmente são causados por um recurso usado por eles chamado  REFERENCIA ESPECULATIVA que é um processo que tenta “adivinhar” qual código será executado em seguida (e onde provavelmente está a vulnerabilidade). Ela ainda informa que seus processadores não tem este problema pois não usam este recurso.

O Path para a correção do problema dos processadores já esta pronto e deve ser liberado em breve.





A Microsoft deve liberar o path no dia 9 de janeiro, mas já havia liberado a correção entre novembro e dezembro de 2017 para aqueles que eram inscritos no programa Insider.





Já a Apple deve liberar ainda este mês a sua correção do MACOS. 





A Linux já tem pronta a sua correção, mas ainda esta mantendo ela oculta, mas também deve libera-la em Breve.


Vamos aguardar as próximas informações e ver como fica o desempenho dos processadores da intel.


Diário de Bordo



Nenhum comentário:

Postar um comentário