NOVO MALWARE NO CHROME WEB STORE
A empresa Ars Technica informou ao Google que um novo malware esta sendo distribuído através da Chrome web Store como uma extensão para ser usado no Chrome.
A praga, chamada de “Tiempo em colombia em vivo”, foi removida da loja na última quarta-feira dia 19. Este malware tinha o objetivo de após ser instalado usar o navegador da vitima para clicar em vídeos do Youtube, dessa forma ganhando visualizações e permitindo aos produtores do vídeo receberem dinheiro do AdSense por visualizações-fantasma.
Segundo informações da Google, ocorreram pelo menos 11 mil instalações deste malware. Isso graças a uma técnica que engana os usuários menos experientes, com uma janela de JavaScript que diz que a vítima precisa instalar um complemento antes de sair de uma página. Uma vez instalada, a extensão impedia que o usuário entrasse na página de configurações de extensões. Ao tentar entrar em “chrome://extensions”, que lista os complementos instalados, o usuário era redirecionado para “chrome://apps/?r=extensions”, que exibe os aplicativos que estão instalados no Chrome. Na prática, o usuário comum, sem conhecimento mais avançado, não seria capaz de remover o complemento malicioso só com isso.
Diário de Bordo
Nenhum comentário:
Postar um comentário