sábado, 13 de janeiro de 2018

Capitão Átomo

Capitão Átomo


Um personagem criado em 1960 (Era de Prata dos Quadrinhos), por Steve Ditko e Joe Gill pela Charlton Comics (uma editoria de quadrinhos pequena que existiu nos EUA de 1945 a 1986), mas que posteriormente teve seus direitos vendidos para a DC Comics e posteriormente reformulado.

Basicamente só tive contato com este personagem após os eventos da Crise nas Infinitas Terras, numa nova roupagem, que me agradou bastante, pois misturou bem elementos de super-heróis, com intrigas governamentais e questões pessoais. Os poderes e habilidades e o próprio contexto das historias pós crise, foram ótimas.

Mas como disse, o personagem foi criado em 1960 por Steve Ditko e Joe Gill pela Charlton Comics e depois vendido para DC Comics. O contexto básico de suas origens tanto da Charlton como da DC eram parecidas, sendo que eles eram Militares da Força Aérea EUA (na Charlton, um cientista chamado Adam Allen e na DC um piloto chamado Nathaniel Adam), que ambos ganham seus poderes de uma explosão atômica, sendo que Adam devido a um acidente e "atomizado" e Nathaniel numa experiencia. Eles foram capazes de reformar o seu corpo, adquirido força e resistência sobre-humanas, a capacidade de voar, e projetar rajadas de energia.

Na versão da Charlton, Adam Allen, um cientista.trabalha em um foguete experimental espacial quando ele acidentalmente ficou preso no interior. O veiculo chegou a atmosfera superior e exlodiu e Adam foi atomizado. Contudo, ele de alguma maneira ganhou superpoderes que incluíram a capacidade de reformar o seu corpo com segurança na terra. Ele foi equipado em um traje vermelho e amarelo que protegia as pessoas dos seus poderes nucleares. Quando ele ativava seu poder, o seu cabelo mudava de loiro para branco-prata. Depois, no seu próprio título, ele substituiu este traje com um traje de metal líquido que ficava embaixo da sua pele, e transformava-se quando ele ativava seu poder.

Durante anos após ser comprado pela DC, o personagens da Charlton fez participações em varias series curas. Ele reapareceu durante a crise nas Infinitas Terras, que introduziu o Capitão Átomo como sendo nativo da Terra 4 (na qual ele tinha tido todas as suas aventuras da era Charlton). Ao fim de série, a Terra 4 (e os personagens Charlton) foram incorporados no Universo DC Pós-crise.

Após os eventos da Crise nas Infinitas Terras, a origem do capitão apesar ter os mesmo elementos, tinha diferenças básicas para a historia da Charlton.

Nesta origem o Capitão Nathaniel Christopher Adam, um oficial da Força Aérea dos Estados Unidos da época da Guerra do Vietnam. havia sido culpado por um crime que ele não cometeu e condenado à morte sob os olhos do Coronel Wade Eiling em 1968. Como uma alternativa à execução, ele foi convidado para participar em um experimento militar com pouca possibilidade da sobrevivência, em troca de um perdão presidencial. O experimento pretendia provar a durabilidade da couraça de uma nave alienígena que havia caído na Terra, explodindo uma bomba nuclear embaixo dela, com Adam dentro da couraça.

A bomba foi detonada com Adam dentro. A couraça começou a absorver a energia, o pulso magnetico, o calor e a radiação, na realidade tudo, mas o que ninguem sabia e que a energia que se absorvia além de derreter o metal era usado por ela para dar um salto quântico, fazendo ele avançar no tempo 18 anos, surgindo no mesmo local em 1986 como se ainda fosse 1968 com a couraça metálica fundida ao seu corpo lhe dando incríveis poderes quânticos, bem diferentes de suas antigas encarnações. Basicamente O Capitão Átomo tinha uma carapaça metálica prateada fundida ao seu corpo, que lhe ligavam ao Campo Quântico. Além de ter todas as capacidades físicas do metal (resistência, dureza). Ela lhe permitia extrair do campo quantico, energia, que podia ser emitida como rajadas energetísticas, força e agilidade sobre-humana, absorver energia de qualquer tipo (mas caso seja absorvida em demasia, permite ao Capitão viajar no tempo), voar e posteriormente podia manipular estruturas moleculares alterando-as. Além disso, ele podia se transformar, fisicamente, cobrindo seu corpo de tecido orgânico.

 Boneco Colecionavel DC Comics FLASH Q-FIG - R$ 118,80

   Boneco Colecionável DC Comics 

FLASH Q-FIG
R$118,80


Adam encontrou-se um homem fora do seu tempo, infelizmente ele ficou nas mãos de Eiling, agora um general e o segundo marido de sua esposa agora falecida. Todo o mundo tinha assumido que Nathaniel Adam tinha morrido no dia do experimento, portanto o seu perdão presidencial nunca foi emitido e o governo atual recusou a reconhecer o perdão prometido da administração prévia. Agarrando a oportunidade à mão, o governo usou as acusações de assassinato e traição contra Adam para chantageá-lo a ser um super-herói controlado pelo governocom o codinome Capitão Átomo. Os eventos das histórias Charlton foram estabelecidos como simplesmente uma mentira empregada pelo governo, para encobrir que seu herói foi um criminoso. Adam também ganhou o pseudônimo de Cameron Scott, um operativo da inteligência de Força Aérea. Foi durante este tempo ele encontrou a terrorista superpoderosa, Plastique, que se tornaria parte da vida dele. Logo os conflitos implicaram-no a recuperar o seu tempo perdido com seus filhos (que estavam agora próximos da sua idade atual em consequência do salto de tempo), a morte de sua esposa (quem se tinha casado com o seu rival Eiling antes da morte), e as ramificações totais dos seus poderes recentemente adquiridos.

O Capitão Atomo fez parte da Liga da Justiça e liderando varias vezes. Além disso ele descobriu posteriormente que não foi o único a ser feito de cobaia por Eiling, um ano apos seu teste, um assassino psicopático chamado Clifford Zmeck que era militar, foi chamado para ser cobaia em troca de perdão. Desta vez as quantidade de metal foram aumentadas e uma bomba H foi detonada sobre a cobaia. O resultado foi igual ao do Capitão, lançando a cobaia para o futuro, onde o mesmo aconteceu com Clifford Zmeck, que teve o metal fudido ao corpo dele, dando o mesmo poderes, com a diferença que Clifford não podia lançar energia e sim matéria escura. Ele recebeu o nome de Major Força e foi introduzido como outro herói, só que este tinha uma bomba implantada nele. O Majro Força não se controlou e tentou matar pessoas e teve a mão decepada e foi preso pelo Capitão.

Na saga Armagedom 2001, um herói em 2001, eliminou todos os heróis do mundo e se tornou o Monarca, o grande governante do mundo, que o governando como um ditador. Um cientista do futuro, desenvolve poderes temporais e se torna Tempus e viaja ao passado para descobrir o herói que iria se tornar o grande vilão.

Os roteiristas haviam escolhido o capitão átomo para se tornar o Monarca, mas um erro fez com que algumas pessoas descobrissem a identidade do Monarca. Isso fez com os roteiristas mudassem na hora a identidade dele para O Hank Hall Rapina. Na luta que se seguiu entre Rapina Monarca e Capitão Átomo, eles ficaram perdidos no tempo. Tempos depois o capitão conseguiu voltar.

O personagem ainda participou da animação Liga da Justiça sem Limites e também da Justiça Jovem e do filme Liga da Justiça Flashpoint.

Após os eventos de Flashpoint que desencadearam os Novos 52, o personagem foi descaracterizado se tornando um ser amórfico de energia pura que lutava para não perder sua humanidade. Esta nova versão do Capitão não agradou os fás do personagem.






Diário de Bordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário