quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Manuscrito de Voynich: Inteligencia Artificial Decifrando o seu Conteúdo

Manuscrito de Voynich: Inteligencia Artificial Decifrando o seu Conteúdo

O Manuscrito de Voynich é um dos grandes mistérios da humanidade, pois é um livro todo escrito a mão, com inúmeras ilustrações de plantas, figuras humanas, mas cujo o conteúdo não consegue ser traduzido, ninguém sabe em que idioma foi escrito e que tipo de código foi usado.

Este manuscrito foi encontrado por Wilfrid Voynich, um comerciante de livros que colocou suas mãos no texto em 1912. ele tem 240 páginas e tem cerca de 600 anos e recebeu o nome de seu descobridor.

Por mais de 100 anos, inúmeros pesquisadores, cientistas e entusiastas, tem tentado em vão decifrar o seu conteúdo.

Pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá), usando inteligência artificial, deram um grande passo para desvendar o significado deste documento. Os cientistas da computação Greg Kondrak, especialista em processamento de linguagem natural, e Bradley Hauer, seu estudante de pós-graduação, decidiram usar uma inteligência artificial (IA), para a tarefa. Eles usando como base o texto da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, escrito em 380 línguas diferentes, para dar subsidio a IA, para que ela pudesse procurar padrões. Devido a isso, a IA obteve um  resultado que tem uma alta taxa de certeza que o texto foi escrito em hebraico codificado. 

Além disso, ela conseguiu traduzir a frase de abertura do manuscrito que segundo o IA, significa:

"Ela fez recomendações para o padre, o homem da casa, eu e as pessoas"


Se continuar assim em pouco tempo teremos a tradução total do manuscrito, que tem intrigado as pessoas por 100 anos.

Diário de Bordo


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário