quarta-feira, 21 de março de 2018

PROTEJA SEU ROTEADOR CONTRA INVASORES DE BITCOIN

PROTEJA SEU ROTEADOR CONTRA INVASORES DE BITCOIN

A mineração de Bitcoins se tornou uma onda que pode se tornar lucrativa para aqueles que desejam se se aventurar nesta empreitada. Mas para minerar bitcoins, e necessário além da vontade seu computador para produzi-los. 

Hoje entretanto a mineração de bitcoins e feita por grupos ou empresas na qual você se filia e ganha percentuais pela mineração geral.

Mas uma pesquisa recente realizada pela Trend Micro aponta algo novo que pode se tornar uma ameaça. Hackers estão invadindo roteadores domésticos para minerar bitcoin. Somente entre os meses de julho e setembro de 2017, houve um aumento de 90% dos casos desse tipo no mundo. Segundo a empresa de segurança, roteadores podem ser integrados a redes de botnets para distribuir ataques e sequestrar máquinas com a intenção de minerar a moeda virtual.

Roteadores residenciais, mesmo de fabricantes famosas como D-Link, Intelbras, Technicolor, Thomson e TP-Link, são normalmente pontos desprotegidos da rede. Por isso, podem ser atacados para facilitar a infecção de computadores por malwares mineradores de bitcoin. Se o roteador for comprometido, os outros dispositivos podem ser transformados em bots para minerar criptomoedas.

Para se proteger desta nova ameaça se tornar necessário fazer três passos importantes:

Mude a senha do seu Roteador - Roteadores domésticos costumam vir configurados com uma senha padrão que pode ser descoberta facilmente pelo hacker. A primeira medida, portanto, é alterar login e senha que dão acesso às configurações do roteador. O procedimento pode variar conforme o modelo do aparelho, mas a opção costuma ficar localizada no menu “Sistema” ou “Segurança”. 

Atualize seu Firmware - O firmware do roteador é o sistema que faz a gestão das funções do aparelho. Assim como no computador ou celular, um software atualizado significa mais proteção para o dispositivo. O processo de update pode variar dependendo do modelo do roteador, mas costuma estar no mesmo menu de troca de senha. Busque pelo menu de sistema ou firmware e procure uma nova versão.

Ative o Firewall - O firewall é uma camada de proteção nativa do roteador que impede a conexão de dispositivos não-autorizados, e deve ficar habilitada para dificultar a ação de hackers. Roteadores Wi-Fi tendem a sair de fábrica com o firewall ativado, mas é importante certificar-se que a prestadora de serviços de Internet alterou as configurações no momento de instalação.

Seguindo os passos acima, você se protege contra uma possível utilização de seu equipamento por hacker para minerar bitcoins.

Diário de Bordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário