AQUAMAN - DA ERA DE OURO AOS DIAS ATUAIS
Aquaman nunca foi um personagem de mesma importância que os outros heróis de peso da DC como Superman, Batman Mulher Maravilha. Pode-se dizer que ele seria uma copia de Namor já que possuíam poderes parecidos, mas Namor sempre foi um personagem heroico. Além disso, Namor foi criado antes de Aquaman, e possuía uma personalidade mais austera e muito arrogante, que garantia a ele uma popularidade maior. Além disso, Namor tinha o titulo de Rei de Atlântida e dos mares, e Aquaman era considerado um protetor dos mares. Seu titulo de Rei só veio depois da sua reformulação na Era de Prata dos quadrinhos. Ele participou da criação da Liga da Justiça, mas seu Status nunca foi igual dos outros Heróis da DC. Apenas apos os eventos da Crise nas Infinitas Terras, onde a DC Comics atualizou seus personagens para os novos tempos e que Aquaman começou a ser reformulado afim de se tornar um personagem de peso, mas isso ainda demorou um pouco, foi apenas na época em que ele perdeu a mão que se tornou um personagem com uma personalidade mais agressiva e com historias muito mais interessantes.
Apesar dele ser um personagem sem um carisma, nas Era de outro e de Prata, ele se tornou bem conhecido devido a duas animações que ocorreram na época de Prata na época de ouro e de prata, as animações:
As aventuras de Aquaman em 1968
Superamigos em 1973
Superamigos em 1973
Ambos produzidos pelos estúdios Hanna Barbera
Aquaman é um personagem que foi criado em 1941 por Paul Norris e Mort Weisinger More Fun Comics #73, na Era de Ouro dos quadrinhos, para a DC Comics. Na realidade este personagem era secundário dentro da serie que era voltado para o humor.
Em 1946 a serie do Aquaman deixou de ser cômica e passou a ter o ar heroico, saindo da More Fun Comics para Adventure Comics, passando a dividir a revista com o SuperBoy.
Sua origem inicial era que ele era filho de um explorador que achou a cidade perdida de Atlântida e descobriu seus segredos. Ele construiu uma casa submarina num dos templos e levou seu filho para morar lá. Dentro da cidade ele descobriu seus segredos e ensinou a seu filho, que aprendeu a respirar debaixo d'água, força sobre-humano, que permitia nadar em altas velocidades e se comunicar com a vida marinha e fazer o que ele quisesse, Ele lutou contra nazistas em seus submarinos e navios, piratas e todos aqueles que ameaçassem o mar.
Em 1959, já Era de Prata dos quadrinhos o personagem foi atualizado e teve vários novos personagens coadjuvantes inseridos e mudanças em sua origem.
Agora o herói era filho de Tom Curry (um faroleiro) , e Atlanna (uma exilada da cidade que respira embaixo d'água, na cidade submarina perdida de Atlântida) e se chamava Arthur Curry, Ele possuía várias habilidades sobre-humanas, incluindo poderes de sobrevivência embaixo d'água, comunicação subaquática, natação e força sobre humana. Eventualmente, Arthur decidiu usar seu talento para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Aquaman tinha um meio irmão chamado Orm Curry, que era um jovem problemático que vivia a sombra de seu irmão, que sempre o socorreu dos problemas com a lei. Ele começou a odiar Aquaman não apenas pelos poderes que ele nunca poderia ter, mas também porque acreditava que seu pai sempre preferiu Aquaman. Orm desapareceu depois de se tornar um amnésico e voltaria à tona anos depois como o arqui-inimigo de Aquaman, o Mestre do Oceano.
No Final da década de 50 sua habilidade de se comunicar com a vida marinha se torna Telepatia Marinha, permitindo a livre comunica entre ele os animais dos oceanos. Mais também houve outro ponto que foi inserido após o final da década, que foi uma fraqueza. Superman tinha a kryptonita, Lanterna verde o Amarelo, Aquaman passaria a ter a necessidade de manter contato a água uma vez por hora, se não morreria, isso era uma característica atlante.
Aquaman na década de 60 participou junto de outros heróis da formação da Liga da Justiça:
Superman
Mulher Maravilha
Lanterna Verde
Batman
Flash
Ajax o Marciano
Aquaman
Mulher Maravilha
Lanterna Verde
Batman
Flash
Ajax o Marciano
Aquaman
Como tempo a galeria de vilões e aliados aumenta e um novo aliado Aqualad que era um exilado de uma das colonias Atlantes se junta a ele e Aquaman se torna seu mentor.
A cidade de Nova Veneza foi introduzida nas aventuras do herói e sua localização próximo da Florida. Posteriormente ele passou a usar ela como base. Posteriormente ele passa a ter contato com a cidade de Atlântida e se torna uma aliado e depois de ser reconhecido como filho de Atlanna, e eleito como Rei depois da morte do antigo Rei que não tinha herdeiros. Antes da pose como Rei ele se casa com Mera que era uma rainha de uma outra dimensão. Eles tem um filho que se chamou Arthur Jr, que veio a falecer tempos depois. Como Rei de Atlantista, Aquaman inicia uma politica de tornar Atlântida conhecida do mundo da superfície. Aquaman tomou a decisão de deixar o trono para se tornar um super-herói mais tradicional, e Dr. Vulko foi eleito como o novo rei.
Na década de 80, Aquaman assumiu a liderança da Liga da Justiça, e recrutou novos membros, já que os antigos estavam ausentes e com Ajaz, Zatanna e o Homem Elastico treinou novos membros (Cigana, Vibro e Comandante Gladio) para enfrentarem as ameaças e trocou a sede da liga para detroit devido a destruição do Satellite da liga.
Com o advento da Crise nas infinitas terras, Aquaman iniciou uma serie de mudanças afim de moderniza-lo. Nesta época saiu uma sequencia de quatro edições, escrita por Neal Pozner, onde ele usava um novo uniforme azul-marinho. Apesar da serie term uma bom conceito, foi cancelada, devido a problemas de criação. Mas esta nova abordagem atualizou a origem do herói, como seu meio irmão o Mestre dos Oceanos, sendo um feiticeiro e o próprio Aquaman tendo elementos misticos.
Em 89, num especial intitulado Legend of Aquaman Special, a sua origem foi recontada, introduzindo inúmeros novos elementos a sua mitologia, mas mantendo muitos que já eram conhecidos dos leitores na era de prata. Nesta nova abordagem, Aquaman e conhecido como Orin, filho da rainha Atlante Atlanna e do misterioso feiticeiro Atlan na cidade atlante de Poseidonis. Devido ao fato dele ter cabelos loiros, algo que era tabu para os Atlanteanos, ele foi abandonado para morrer num recife onde a mare iria expô-lo ao ar (que era fatal para os atlanteanos). Orin não morreu e sobreviveu como um garoto selvagem até ser encontrado e adotado por um faroleiro chamado Arthur Curry e receber o nome de Arthur Curry Jr. Depois do desaparecimento de seu pai, Orin aventurou-se ao mar, onde conheceu e se apaixonou por uma garota Inupiat chamada Kako. Ele primeiro ganhou o ódio de Orm, o futuro Mestre do Oceano, que mais tarde foi revelado ser meio-irmão de Arthur, sendo filho de Atlan com uma mulher Inupiat. Orin foi expulso antes que ele pudesse descobrir que Kako estava grávida de seu filho, Koryak.
Orin voltou para os mares permanecendo fora da vista da humanidade por um tempo, até que descobrir Poseidonis. Ele foi capturado pelo então governo ditatorial da cidade e colocado em uma prisão, onde conheceu Vulko, também um prisioneiro do estado, que ensinou Orin o idioma e os modos dos atlantes. Enquanto Orin estava lá, percebeu que sua mãe também estava sendo mantida em cativeiro, mas depois de sua morte, ele saiu e fugiu. Ele seguiu para a superfície, onde, sob o nome de "Aquaman", se tornou um dos vários super-heróis emergentes para a opinião pública da época. Após seu retorno à Poseidonis, foi feito rei, e um tempo depois ele conheceu e se casou com Mera. Pouco tempo depois, Mera foi a loucura devido a morte de seu filho e culpou Aquaman e junto com uma força de invasão de outra dimensão dominou Atlântida, que forçou Aquaman a lutar contra eles. No final, ele venceu e Mera abandonou nossa dimensão.
Apesar das atualizações o Herói não despontava um sucesso em suas historias, até que em 1994 Peter David deu um novo rumo ao Aquaman. Aproveitando a serie Aquaman: Time and Tide de sua propria autoria. Aquamana acha as cronicas de Atantida e descobre sua origem, que seu nome verdadeiro e Orin e o Mestres dos Oceanos e seu meio irmão, filho de uma antigo feiticeiro de Atantida Atlan. Tal descoberta lhe traz um acesso de furia e o leva a um estado de depressão que o leva a se afastar do mundo, ficando em isolamento. Semanas mais tarde, Garth o encontra numa caverna cm seus cabelos longos e barba crescida, meditando.
Após este encontro com Garth, Aquaman perde a mão esquerda, quando o louco Charybdis rouba sua capacidade de se comunicar com a vida marinha e coloca a mão de Arthur em uma piscina infestada de piranhas. Isso faz com que Aquaman se torne um pouco desequilibrado,tendo a necessidade de um "símbolo". Isso faz com que ele coloque uma ponta de arpão na mão esquerda no lugar da mão ausente. Sua camisa laranja clássica é rasgada em uma batalha com Lobo, e ao invés de substituí-la ele fica sem camisa durante um tempo antes de vestir uma lorica manica de gladiadores. Após a destruição do arpão, Aquaman o substituiu por uma prótese cibernética dos laboratórios STAR. Este novo arpão tem um carretel retrátil que ele pode controlar totalmente.
Esta sem duvida nenhuma foi uma das melhores fases do herói e o colocou de pé de igualdade com os pesos pesados da DC Comics. Tanto que no desenho da Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites o Herói e retratado assim, Em bravos e destemidos apenas a barba e retratada,
Apesar do fim desta serie, a mão esquerda do herói não foi retornada, apenas substituída por uma mão feita de água mistica dada pela Dama do Lago. Com sua morte e retorno na saga Noite mais densa, Aquaman retornou com sua mãe esquerda normal, mas manteve a maioria dos poderes que tinha. Nesta época sua telepatia marinha foi alterada chamando apenas vida marinha morta.
Depois do evento Flashpoint, Aquaman, foi retratado como um Déspota. Após isso houve os novos 52 onde a historia de Aquaman foi novamente recontada.
Diário de Bordo
Nenhum comentário:
Postar um comentário