LANTERNA VERDE
O Lanterna verde é um personagem criado pela Editora DC Comics. Este manto já foi passado por inúmeros personagens desde sua criação na Era de Ouro dos Quadrinhos.
Me lembro perfeitamente quando conheci este personagem, foi numa manhã janeiro de 1985, quando passava pela banca de jornal de minha cidade. Me lembro de ver uma capa da revista Superamigos, onde havia a foto do Lanterna Verde Hal Jordan desistindo de seu posto como Lanterna, Fiquei curioso e daquele dia em dia, o Lanterna Verde se tornou um dos meus personagens preferidos.
O herói surgiu em 1940, criado por Martin Nodell e Bill Finger, e se chamava Allan Scott, um engenheiro ferroviário. Sua origem era bem diferente do Lanterna Verde conhecido de todos nós.
Allan encontrou uma antiga lanterna verde ferroviária dentro de um trem que ele viajava. Ela imitia uma luz verde forte que o protegeu quando o trem descarrilhou. A lanterna começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Scott também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato que lhe conferiu poderes. O anel só precisava ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. Os poderes do anel não funcionavam contra madeira. Temos depois, descobriu-se que a lanterna era um fragmento do Coração Estrelar, que era uma enorme fonte de energia magica, que havia sido armazenada formando uma estrela de magia.
O personagem durou anos, até que igual a outros heróis da época, caíram em desuso. Sendo posteriormente atualizado e substituído por outro personagem que carregaria seu titulo. Temos mais tarde, Allan Scott, igual a vários outros heróis da mesma época, foram juntados em um outro universo paralelo chamado Terra 2. Nesta realidade, Scott teve dois filhos que participaram de um grupo de heróis conhecidos como Corporação Infinito, que foram Jade, que tinha poderes baseados no coração estrelar (sem necessidade de usar o anel) e Manto Negro (que podia transformar seu corpo em uma sombra viva.). Com o fim das terras paralelas, Scott fez parte do o único universo onde foi o Lanterna verde usando o coração Estrelar e em certo momento passou seus poderes para o Lanterna Verde Kyle Rayner e se tornou depois o Sentinela.
Os seus poderes eram basicamente iguais ao do Lanterna Verde atual. O Anel podia criar qualquer forma que se imaginasse, podia voar, proteger, lançar rajadas de energia e tinha que ser recarregado a cada 24 horas na Lanterna. Seu ponto fraco era madeira.
Em os novos 52, Allan Scott foi reintroduzido em uma nova Terra 2, mas seus poderes não provinham do coração Estrelar e sim do poder do Verde que existia na Terra, além disso, Allan Scott era homossexual.
Na Década de 60, o herói foi recriado, desta vez com outro personagem, chamado Hal Jordan, um piloto de testes que foi abduzido e levado até um local de acidente de um extraterrestre. Lá Ele foi informado que o alienígena se chamava Abir Sur e fazia parte de uma grupo policial Interplanetário e que ele estava morrendo. Ele pediu ao anel que selecionasse alguém digno e sem medo para que pudesse passar o anel de poder, para dessa forma pudesse substitui-lo como Lanterna Verde do setor 2814. Abir Sur explicou o funcionamento do Anel e da Bateria que deveria carregar o anel a cada 24 horas. Dessa forma Hal Jordan se tornou o Lanterna Verde. Posteriormente Jordan, descobriu que havia 3600 Lanternas Verde e cada um ficava responsável por proteger um setor do universo e que eles faziam parte da Tropa dos Lanterna verdes. Esta tropa foi criada pelos Homenzinhos azuis chamados Guardiões do Universo, que eram imortais e criaram no Planeta Oa a Grande Bateria de poder que abastecia os anéis. de cada lanterna. O personagem apesar da inovação, não tinha alçado voo, só começou a fazer sucesso, quando o personagem teve aventuras publicadas no inicio de 70 junto do Arqueiro verde, onde as historias tiveram um cunho social. Isso ajudou muito o personagem e consolidou bastante este novo herói, permitindo que suas aventuras cósmicas pudessem ser mais desenvolvidas e com isso a própria tropa teve espaço.Em uma historia, seu melhor amigo e substituto, Guy Garnder, foi gravemente ferido ao usar uma bateria defeituosa e ficou em coma. Hal Jordan, se afastou da tropa e em seu lugar entrou o arquiteto John Stewart.
Mas em 1985 os heróis da Dc Comics, começaram sofrer com o desgaste de seus personagens, e isso não excluía o próprio Lanterna Verde.
Para resolver este problema e atualizar seus personagens, foi criada a Crise nas Infinitas Terras. Só que esta crise teve com uma das engrenagens principais a própria Tropa dos Lanternas verdes, já que a historia tinha elementos de sua origem presos ao passado dos Lanternas Verdes. Sendo o catalizado de todo a crise um antepassado dos Guardiões. Dessa forma o surgimento da Tropa seria uma consequência dos atos deste antepassado.
Isso por si só dificultaria um reboot e atualização das historias dos Lanternas Verdes. O que fizeram, foi aproveitar o próprio desfecho da crise e continuar a partir dela.
Os guardiões, estavam frustados com o fracasso em deter o mal que veio devido a uma falha deles e decidiram junto de suas antigas companheiras zamoranas se afastar e deixar o antigo guardião do universo (que tinha perdido sua imortalidade)como orientador. E que agora os Lanternas não teriam mais setores para vigiarem. Hal Jordan, Guy Gardner e John Stewart junto com os outros lanternas verdes agora não tinham mais guardiões.
Neste período, os Lanternas da Terra Hal Jornan e John Stewart, junto com outros alienígenas vieram para a Terra e formaram uma tropa na terra. Mas Tarde Guy Gardner voltou a Terra e se juntou a Liga da Justiça. Este período da tropa na Terra não durou muito e acabou logo após a saga Milênio, onde os antigos inimigos da Tropa os Caçadores Cósmicos, voltaram para impedir que uma nova raça de imortais nascessem na terra.
Após isso, um evento que culminou com a quase destruição da Bateria de energia de poder, ocasionada com a morte de Sinestro, levou a destruição de quase todos os anéis de poder, ficando apenas uns poucos restantes, que não dispunham mais do conhecimento inerente dos guardiões nela. O antigo Guardião recuperou seu poder e resolveu ficar em OA para vigiar a bateria e manter o restante de poder que nela existisse.
Este período foi marcado pela redescoberta do poder da força de vontade e os Lanternas passaram a ter que aprender sozinhos. Foi neste período que levado pela a arrogância. John Stewart, destruiu um mundo sozinho. Hal Jordan, encontrou um antigo lanterna que o ensinou a usar o anel pela intuição.
Após este período, levado pela loucura o antigo Guardião que recuperou seu poder, quase destruiu tudo, só sendo detido pelo retorno dos antigos Guardiões que retornaram e trouxeram a tropa dos Lanternas verdes de novo.
Nesta nova tropa Hal Jordan se torna o novo recrutador e treinador, John Stewart um Lanterna da guarda de honra e Guy se torna o responsável pelo setor 2814. Nesta nova etapa, temos Jordan com o cabelo grisalho e Guy depois de um tempo perde o anel energético, tendo que usar o antigo anel amarelo do sinestro. Além disso, temos a morte do Superman e o seu retorno e a destruição de Coast City. Isso Leva Hal Jordan e ficar louco e destruir toda a tropa e matar todos os guardiões, sobrando apenas um, que forja uma ultima bateria energética e um ultimo anel do poder. Hal Jordan se torna Paralax. E o Ultimo Guardião entrega este anel para um jovem artista que se chama Kyle Rayner que se torna o ultimo Lanterna Verde e Hal Jordan Parallax um poderoso vilão.
Kyle, durante anos se torna o único lanterna verde e ganha confiança e experiencia e luta com todo o afinco contra o mal no universo. A lacuna deixada pela tropa e ocupada pelos DarkStars, que são uma força policial criada pelos controladores, que são guardiões que haviam se retirado e antes da formação da tropa.
Os DarkStars não duram muito tempo e Parallax ataca o universo tentando mudar o tempo. Num ato de redenção Parallax destrói um destruidor de estrelas e morre no processo. Hal Jordan tem a alma usada como ancora para o Espectro e fica por um tempo.
Por um longo tempo o universo sente a lacuna da tropa, até que num período em que Kyle teve o poder onisciente de ION, ele o usou para recriar OA e os Guardiões como a Bateria de Energia, isso fez com que a Tropa retornasse.
Mas um nome fez a diferença nas historias do Lanterna Verde que foi Geoff Johns (Um dos grandes nomes atuais dos Quadrinhos). Ele orquestrou o retorno do Lanterna Verde Hal Jordan, explicando que na realidade Jordan, havia sido possuído por uma entidade do medo conhecida como Parallax, que foi aprisionada na Bateria Central pelos Guardiões. Na realidade o que causava a ineficiência do poder dos lanternas sobre o amarelo era o próprio Parallax que era uma entidade do Medo do universo. Esta entidade havia infectado Hal Jordan quando a bateria estava sendo destruída quando da morte de Sinestro e o estava controlando. Agora Parallax que estava preso no corpo de Jordan estava querendo se libertar, revivendo ele. Guy Gardner (que havia perdido o anel e tinha em seus genes a herança do povo vuldarianos), recebe o anel de volta e junto de Kyle e John enfrentam o Sinestro revivido, quando parece que eles vão ser mortos, Hal Jordam que enfrentava internamente o Parallax e o vence e retorna a vida, nesse momento enfrenta Sinestro e o vence. Dessa forma inicia uma nova fase do Lanterna Verde sobre o comando de Geoff Johns.
Nesta fase, inicia-se um novo rumo nas aventuras dos Lanternas verdes, pois Geoff inicia a ideia dos Espectros emocionais, que a luz do Lanterna verde é um dos espectros o da Vontade e a energia amarela e outro o do medo e que existe outros espectros (Amor, Raiva, Esperança, Avareza, compaixão) e que estes espectros tem entidades vivas que se ligam aos espectros, ION, PARALLAX, PREDADOR e ANDARA são as entidades respectivas da Vontade, Medo, Amor e Esperança
Geof, ainda introduziu a ideia que são 7 tropas que o universo vai produzir, cada uma ligada a um dos espectros emocionais. Numa guerra espetacular, somos apresentados a Tropa do Medo guiada por Sinestro. Nesta guerra, ficamos sabendo da Profecia da Noite Mais Densa, justamente o trecho que e mencionado no juramento dos Lanternas verdes.
"“No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá
Ante à minha presença
Da lanterna vem
o dom da paz
Para disseminar a luz
Que a justiça traz
Quem quer o mal
tudo perde
Ante ao poder
do Lanterna Verde”"
Nesta profecia as 7 tropas se uniriam para lutar contra uma 8º tropa que seria a encarnação da destruição.
A ideia das tropas ligadas ao espectro emocional se torna um sucesso e as outras tropas conseguem o seu espaço, cada uma sendo apresentada devidamente. A guerra das cores se desenvolve e a Noite Mais densa surge, criando a 8º Tropa a da Morte. Para vencer é necessário que todos os espectros se unam para formar a luz da vida que existia no inicio que era a luz Branca, formando a 9º tropa que e a da Luz Branca da vida.
Geofs continuou no projeto agora mergulhando mais no passado da Tropa e dos Guardiões, descobrimos que Krona não foi morto e sim aprisionado pelos guardiões e que a ideia dos anéis na realidade era de Krona que criou um protótipo em forma de luva que usava a energia da vontade como fonte de energia. Ele estava aos poucos controlando os guardiões afim de criar uma força que controlaria o universo todo. Numa luta que envolveu os 4 Lanternas da Terra, cada um controlando um dos anéis de uma das outras tropas, Hal Jordan consegue matar Krona para o desespero dos Guardiões que o banem da tropa para sempre. E colocam Sinestro em seu lugar.
Os Guardiões vendo que proteger o universo não daria certo, partem para um plano de ao invés de proteger controlar o universo todo, transformando todos em seres sem vontade. Sinestro, Hal Jordan, Guy, John e Kyle lutam contra os guardiões com a ajuda de antigos guardiões que prendiam o poder do primeiro lanterna e o vencem.
Geof saem do comando do Universo do Lanterna Verde, nisso também acontece a saga Flashpoint que cria o novo universo dos Novos 52. DA mesma forma que aconteceu com Crise nas infinitas Terras, os eventos do Novos 52 não afetaram as historias dos Lanternas Verdes.