quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

INTERNET  CGNAT 

 PORQUE AS OPERADORAS ESTÃO USANDO E OS PROBLEMAS RELATIVOS A ELA



CGNAT (Carrier-Grade Network Address Translation) é uma técnica utilizada pelos provedores de internet (ISPs) para conservar endereços IPv4. Ele permite que vários usuários compartilhem um único endereço público IPv4 usando NAT (Network Address Translation) em escala grande e com vários níveis de NAT. Isso permite que os provedores de internet estendam a vida útil de sua alocação de endereços IPv4, uma vez que o número de endereços IPv4 disponíveis é limitado comparado com o número de dispositivos que precisam se conectar à internet. Isso também permite que os ISPs economizem seus endereços IPv4 para clientes mais valiosos, como empresas, enquanto ainda fornecem acesso à internet para clientes residenciais. É importante notar, no entanto, que CGNAT também pode causar problemas, como dificuldade em estabelecer conexões ponto-a-ponto, problemas de segurança, e dificuldade em depuração de problemas de rede.


Os endereços IP privados são endereços que não podem ser acessados diretamente na Internet e são usados ​​em redes privadas, como redes residenciais ou empresariais. Eles são reservados para uso interno e geralmente seguem um dos conjuntos de endereçamento privado, como o IPv4 privado (por exemplo, 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12, 192.168.0.0/16) ou o IPv6 privado (por exemplo, fc00::/7)



O CGNAT funciona mapeando esses endereços privados para um único endereço IP público compartilhado, que é usado como ponto de entrada para dispositivos na rede privada para acessar a Internet. Isso permite que vários dispositivos compartilhem um único endereço público e acessem a Internet. Para acesso contrário, onde dados chegam de fora para esses dispositivos, existe técnicas de NAT-PT ou de protocolos de tunelamento que permitem essas conexões.





É importante notar que o uso de CGNAT pode levar a problemas como endereços IP dinâmicos, dificuldade de configuração de roteadores e dificuldade de configuração de serviços como jogos online e videoconferência.


Se você quer saber mais um pouco sobre internet CGNAT, assista o vídeo no link abaixo que fala sobre o que as operadoras brasileiras estão fazendo com o uso do CGNAT


CGNAT - OPERADORAS COLOCANDO IPV4 COMPARTILHADO (COMO TROCAR POR IP FIXO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário